O que é uma fachada ventilada?

Atualizado: 26 de abr. de 2021

A fachada ventilada é um sistema de revestimento que deixa uma câmara ventilada entre o revestimento e o isolamento e elimina as pontes térmicas, assim como os problemas de condensação.

Assim, chegamos a um comportamento térmico excelente, evitando a umidade.

Por isso, o sistema é considerado o mais eficaz para solucionar o isolamento do edifício, obtendo grande aceitação entre arquitetos, promotores e construtores.


O sistema de fachada ventilada é composto de:

  • Isolante térmico

  • Estrutura de alumínio

  • Painéis de fachada ventilada de diversos materiais


Efeito chaminé: eficiência energética


Com o sistema de fachada ventilada, se cria uma câmara de ar entre o isolante e o revestimento.

E devido ao aquecimento do ar do espaço intermediário em relação à temperatura ambiente, é produzido o chamado “efeito chaminé”, que gera uma ventilação contínua na câmara.

Desta forma, se consegue uma evacuação constante do vapor de água proveniente tanto do interior como do exterior do edifício, mantendo o isolamento seco e obtendo um melhor rendimento do mesmo e uma grande economia no consumo energético.



Vantagens da fachada ventilada


Agora que você conhece o sistema de fachada ventilada e seus componentes, apresentaremos algumas das vantagens de instalar uma fachada ventilada ULMA em qualquer tipo de edifício.


Economia energética

Sem dúvida, a principal vantagem da fachada ventilada é a melhora no comportamento energético do edifício e a grande economia que se produz graças a câmara ventilada.


Melhora o isolante térmico e acústico

Você não vai economizar apenas na conta da luz, com este sistema você também irá conseguir melhorar o isolamento acústico e térmico, o que se traduz em um maior conforto no interior do edifício.


Ambiente mais saudável

Além de aumentar o conforto do usuário, o sistema está de acordo com as exigências básicas de salubridade quanto à higiene, saúde e proteção do meio ambiente.


Durabilidade técnica

Este sistema evita as radiações diretas e os desgastes meteorológicos sobre paredes e lajes, protegendo-os das patologias que afetam os edifícios construídos com sistemas tradicionais.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo